Parque Natural Municipal do Maciço da Costeira

25/04/2018 15:14

O Maciço da Costeira abrange uma das áreas elevadas da Ilha de Santa Catarina, com relevo montanhoso, onde se encontram as nascentes dos mananciais que formam a Bacia do Rio Itacorubi, Bacia do Rio Tavares e a também nascentes que descem para a Bacia da Lagoa da Conceição. A Unidade de Conservação hoje é cercada por bairros densamene urbanizados, como a Costeira do Pirajubaé, Pantanal, Rio Tavares, Lagoa e o Córrego Grande.

Embora esteja isolado, o parque tem uma boa forma (bastante arredondada) com distância das bordas (o que garante melhor a proteção dos habitats), com possibilidade de preservação no interior da unidade, potencializada pelas encostas inclinadas e morros de difícil acesso no seu interior. Contudo, veículos 4 x 4, motos (ambos ilegais) bem como as atividades com bikes (em trilhas sem estudos prévios – e sem ter plano de manejo) tem impactato a UC.

A Unidade foi recentemente recategorizada, estando de acordo com o SNUC.

Descritor da Unidade

Nome da Unidade de Conservação Parque Natural Municipal do Maciço da Costeira
Gestão Departamento de Unidades de Conservação (DEPUC), da Fundação Municipal do Meio Ambiente – FLORAM (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano).
Categoria  Parque Natural.
Mais informações sobre a Gestão

Zoneamento e Plano de Manejo Não possui zoneamento e nem plano de manejo.
Conselho consultivo Em formação.
Endereço da sede Não há sede.
Localização Porção central da Ilha de Santa Catarina, entre os bairros Córrego Grande, Pantanal e Costeira do Pirajubaé.
Localização na Bacia Hidrográfica A UC possui limites em cinco bacias hidrográficas. Sua porção Leste na Bacia da Lagoa da Conceição. Ao Sul na Bacia do Rio Tavares, com pequena porção a Sudoeste na Bacia do Morro das Pedras. A porção Oeste da UC está na Bacia da Costeira.
Web site <http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/floram>
Superfície (km²) 15,45 km²
Perímetro (km) 35,431 km
Forma da unidade 3,68
Normativa legal Lei Nº 10.459 de 11 de dezembro de 2018
Marcos (limites) A Leste está a localidade da Lagoa da Conceição. A Norte estão os bairros do Pantanal e Córrego Grande. Ao Sul a planície do Rio Tavares. À Oeste a Costeira do Pirajubaé.
Regularização Fundiária  Os novos limites foram georreferenciados e procuraram regularizar toda situação do Parque.
Ecossistemas e tipos de vegetação Floresta Ombrófila Densa em diversos estágios de regeneração. Toda a área da UC em ambiente de encosta e topo de morro sobre o maciço cristalino.
Uso público Pesquisa. Essencialmente atividades de lazer.
Fiscalização FLORAM

Arquivos em shapefile. da UC.