Parque Natural Municipal da Lagoa do Jacaré das Dunas do Santinho

23/11/2018 15:07

O Parque Natural Municipal Lagoa do Jacaré das Dunas do Santinho é a mais recente Unidade de Conservação criada pelo município de Florianópolis  na porção norte da Ilha de Santa Catarina. A área apresenta uma importante transição entre a vegetação de encosta, costão (Morro dos Ingleses) e a restinga. Engloba também o segundo maior campo de dunas na Ilha de Santa Catarina. Essas dunas fazem cavalgamento nas encostas do Morro dos Ingleses.

A UC apresenta o ecossistema lagunar da Lagoa do Jacaré, em meio ao campo de dunas,  que concentra diversas espécies, com destaque para a avifauna. As aves marinhas migratórias são também as maiores visitantes da UC.

A formação da UC considerou os ranchos de pescadores (casas próximas ao mar que servem para colocar embarcações, redes e outros apetrechos de pesca), que existem no limite norte da UC, deixando-os de fora do limite do Parque, e assim, permitindo a continuação das atividades da pesca tradicional.

 

Descritor da Unidade

Nome da Unidade de Conservação Parque Natural Municipal Lagoa do Jacaré das Dunas do Santinho
Gestão

Departamento de Unidades de Conservação (DEPUC), da Fundação Municipal do Meio Ambiente – FLORAM (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano). 

Categoria Parque Natural
Mais informações sobre a Gestão Em Florianópolis todas as UC criadas pelo município possuem uma gestão única.
Zoneamento e Plano de Manejo Não possui zoneamento nem plano de manejo da UC.
Conselho consultivo Atuante em conjunto com o MONAM da Galheta
Endereço da sede Não há sede.
Localização Nordeste da Ilha de Santa Catarina, no Distrito dos Ingleses, entre a praia do Santinho e Ingleses.
Localização na Bacia Hidrográfica Bacia Hidrográfica do Santinho.
Web site <http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/floram/>
Superfície (km²) 2,21 km²
Perímetro (km) 11,66 km
Forma da unidade 2,21
Normativa legal Lei Nº 9.948/2016, com 2,21km²
Outras Normatizações Não há.
Marcos (limites) À Leste da unidade situa-se o Balneário dos Ingleses. Ao Norte e Oeste o Oceano Atlântico. Ao Sul faz divisa com o praia do Santinho e o Morro das Aranhas.
Regularização Fundiária A UC foi criada de forma a evitar  os problemas fundiários, ou seja, se evitou delimitar dentro da UC terrenos com proprietários, mesmo assim há atualmente uma disputa por um terreno que ficou dentro da UC, sendo uma zona de exceção.
Ecossistemas e tipos de vegetação Vegetação de costão rochoso, restinga em vários extratos (herbáceo sobre dunas semi-fixas, dunas fixas com vegetação herbácea e arbustiva, e vegetação arbórea), ambientes de duna, ambiente lacustre e praial.
Uso público Pesquisa. Uso público de trilhas, praia e lagoa; educação ambiental.
Fiscalização FLORAM

 

Vista do Parque Natural Municipal da Lagoa do Jacaré das Dunas do Santinho a partir do Costão dos Ingleses (altitude do ponto da fotografia 168m). Foto: Orlando Ferretti, 10/11/2018. Acervo OBSERVA.

Acesso a arquivos shapefiles da UC

Localização do Parque evidenciando a urbanização nas vizinhanças. Fonte: Yan Zechner, OBSERVA.