Participação de pesquisador em corte de espécie exótica de UC

25/02/2019 12:04

Na manhã do último sábado (23/02) ocorreu o primeiro mutirão do ano para o controle de Pinus no Parque Natural Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição, onde foram cortados mais de 200 (duzentos) pés em meio a restinga arbórea. O ato é mensal e organizado pelo Instituto Hórus, apoiado por uma equipe de voluntários, contando como projeto de extensão da UFSC. Participou da atividade o pesquisador Nikolas Martins do OBSERVA.

O Pinus é um gênero vegetal exótico invasor presente na Ilha de Santa Catarina. A disseminação de espécies exóticas invasoras é um dos principais motivos da perda de biodiversidade na Mata Atlântica, sendo necessária a sua detecção e controle. Em Florianópolis, a Lei nº 9097/2012 institui a política de remoção e substituição de Pinus, Eucalyptus e Casuarina spp por espécies nativas no município no prazo de dez anos.

Imagem 1: Equipe de voluntários. Foto: Instituto Hórus, 23/02/2019.

Imagem 2: Restinga com invasão de pinus no Parque Natural Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição. Foto: Instituto Hórus, 23/02/2019.

Imagem 3: Equipe de voluntários. Foto: Instituto Hórus, 23/02/2019.

Imagem 4: Corte do pinus. Foto: Instituto Hórus, 23/02/2019.