Carta de Apoio à recategorização do Parque Municipal da Lagoa do Peri para Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri

26/02/2019 14:02

Nós pesquisadores, membros do Observatório de Áreas Protegidas da Universidade Federal de Santa Catarina, vimos por meio desta manifestar nosso apoio à proposta feita pela FLORAM e pelo Conselho Gestor do Parque Municipal da Lagoa do Peri na adequação e recategorização do Parque Municipal da Lagoa do Peri para Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri, mantendo assim uma Unidade de Conservação na categoria de proteção integral.

A importância de manter uma UC dentro dessa categoria se justifica pela diversidade biológica presente na Lagoa do Peri, bem como por ter o maior manancial de água potável superficial da Ilha.

Diante do fato da UC abrigar comunidades tradicionais, o Monumento Natural vem ao encontro dos objetivos de conservação integral dos recursos sem ignorar a presença das propriedades privadas no seu interior. Desta forma temos a certeza de que o Monumento Natural Municipal é o melhor para a conservação da Lagoa do Peri e para a continuidade da preservação da biodiversidade da Ilha de Santa Catarina.

Compreendemos ainda que, qualquer proposta de transformar a Unidade de Conservação em uma categoria menos restritiva, de uso sustentável, como uma APA, pode levar a ocupação desenfreada de espaços vizinhos ao ambiente lacustre, levando à possível contaminação das águas e por conseguinte levando a problemas complexos como aqueles existentes em reservatórios em outras cidades, como São Paulo, por exemplo. Além disso, a ocupação humana de áreas no entorno do ambiente lagunar leva a diminuição e consequente perda da biodiversidade, como já ocorrida em outros lugares na Ilha de Santa Catarina.

Entendemos ainda que, por mais de dois anos a comunidade foi consultada sobre a proposta, além de constante e frequente discussão junto ao Conselho Gestor do Parque.

Por fim, como instituição científica, temos plena convicção de que o sul da Ilha, e em especial a bacia da Lagoa do Peri, são de extrema importância para a manutenção e recuperação da natureza da Ilha de Santa Catarina e merecem ser mantidas como proteção integral.

Florianópolis 20 de fevereiro de 2019.

Pesquisadores do Observatório de Áreas Protegidas da Universidade Federal de Santa Catarina