Convite para Voluntários no Programa Monitora-Manguezal do ICMBio

26/04/2019 11:28

O MONITORA-Manguezal, programa de Monitoramento do Componente Manguezais do ICMBio, está selecionando voluntários para as atividades de campo de coleta de dados na Estação Ecológica de Carijós e na Reserva Extrativista de Pirajubaé, em Florianópolis-SC.

Serão executados os protocolos para avaliação de dinâmica populacional do caranguejo Uçá (Ucides cordatus) e das estruturas de bosques de manguezal.

As atividades serão iniciadas a partir do dia 15/05/2019, condicionadas ao regime de marés.

Os candidatos devem:

  • Possuir disponibilidade de pelo menos um turno para reunião com pesquisadores;

  • Possuir disponibilidade de pelo menos um dia inteiro para atividade de campo;

  • Possuir capacidade de trabalhar em equipe.

  • Possuir ficha médica compatível com atividade (esforço físico em manguezal);

  • Assinar Termo de Conhecimento de Risco;

Inscrições: Formulário aqui.

Informações:

Lab. Biodiversidade – NEMAR – (48) 37212548 (Kalina ou Ricardo)

ESEC Carijós – ICMBio – (48) 33690340 (Luisa)

RESEX Pirajubaé – ICMBio – (48) 3389-2746 (Laci)

TEXTOS COMPLEMENTARES:

http://www.icmbio.gov.br/portal/monitoramento-2016/programas-de-monitoramento-da-biodiversidade-em-ucs

O Programa Monitora tem como objetivos:

  • gerar informação qualificada para a avaliação continuada da efetividade das UCs federais e do Sistema Nacional de Unidades de Conservação no cumprimento de seus objetivos de conservação da biodiversidade;

  • subsidiar, avaliar e acompanhar “in situ” projeções de alteração na distribuição e locais de ocorrência das espécies em resposta às mudanças climáticas e demais vetores de pressão e ameaça, a fim de atualizar as medidas de conservação, incluindo o manejo;

  • fornecer subsídios para o planejamento do uso sustentável das espécies da fauna e flora em unidades de conservação federais;

  • fornecer subsídios para a avaliação do estado de conservação da fauna e flora brasileira e para implementação das estratégias de conservação das espécies ameaçadas de extinção e com dados insuficientes para a avaliação (categoria DD); e

  • fornecer subsídios para o planejamento e a avaliação de programas de controle de espécies exóticas invasoras, especialmente em unidades de conservação federais.

A gestão do Programa Monitora está a cargo da CGPEQ – Coordenação Geral de Pesquisa e Monitoramento da Biodiversidade, mais especificamente da COMOB – Coordenação de Monitoramento da Biodiversidade.

As atividades desenvolvidas por essa Coordenação estão previstas no Decreto nº 8.974, de 24 de janeiro de 2017, que aprova a Estrutura Regimental do ICMBio, que estabelece em seu art. 2º, inciso XXVII, entre as atribuições do instituto: “desenvolver programa de monitoramento da biodiversidade para subsidiar a definição e a implementação de ações de adaptação às mudanças climáticas nas unidades de conservação federais e a análise da sua efetividade”.

Programa de Monitoramento da Biodiversidade em Manguezais

A definição de um programa de monitoramento para o manguezal é um dos componentes do Projeto Manguezais do Brasil, coordenado pelo ICMBio em cooperação técnica com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD com recursos do Fundo Mundial para o Meio Ambiente – GEF (PNUD BRA 07/G32).

O Projeto Manguezais do Brasil abrange um conjunto de ações que visam contribuir para a conservação e o uso sustentável do ecossistema manguezal e das funções e serviços ambientais necessários para o desenvolvimento nacional e bem-estar das comunidades costeiras.

Atualmente, 50 UCs federais abrigam manguezais, estando 42 no bioma Marinho Costeiro, sete no bioma Mata Atlântica e uma no bioma Amazônia.

No caso do monitoramento de biodiversidade em manguezais, além de avaliar a integridade do ecossistema e, por conseguinte, a efetividade nas UCs para conservação, pretendemos também avaliar a sustentabilidade de explotação de alguns recursos pesqueiros. Essa informação é especialmente importante para aquelas UCs de Uso Sustentável.

Assim, ao longo do ano de 2013 foram envidados esforços para consolidação de uma proposta robusta que satisfaça ambos os pontos. Você pode encontrar a relatoria do evento realizado em parceria com a comunidade acadêmica para priorização de grupos taxonômicos para o monitoramento.