Atividades de ensino no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

04/05/2019 18:00

No dia 16 de abril a turma de Análise Ambiental II, do curso de Geografia (com estudantes de Geografia e Geologia), fez uma atividade de campo no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (PAEST).

O objetivo do campo foi o reconhecimento de parte da área da UC, em especial a planície costeira formada pelos cordões arenosos na baixada do Maciambú, e o promontório da Guarda do Embaú – Pinheira.

O acompanhamento do grupo foi feito pelo Prof. Dr. Orlando Ferretti, professor da disciplina e pelo Prof. Dr. Luiz Henrique Fragoas Pimenta, profissional que atua em programas no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.

As fotografias são do prof. Orlando Ferretti.

Luiz Pimenta orientando os trabalhos no Centro de Visitantes do PAEST.

Luiz Pimenta orientando os trabalhos no espaço de Educação Ambiental do Centro de Visitantes do PAEST.

Grupo de estudantes participantes do trabalho de campo.                      Luiz Pimenta apresentando a praia da Guarda aos estudantes.

Capivara morta por grupo de cães na praia da Guarda.

As capivaras ocupam toda a área de planície costeira, e sua população tem aumentado. O problema é que há muitos cães que são largados dentro da UC.

Vale da Utopia e grupo de estudantes , Yan (a esquerda),  Alexia, Márcio e Tiago. Ao fundo é possível ver a Ilha de Santa Catarina.

Luiz Pimenta ao lado de uma placa que indica as espécies que existem no PAEST. Trata-se de uma placa de 1979.