Minicurso na 40ª SEMAGEO/UFSC

07/05/2019 10:01

O OBSERVA participará da 40ª Semana de Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina, oferecendo um Minicurso de 2 dias, com 12 horas de atividade.

Segue abaixo dados do minicurso.

MINICURSO (5) – 2 Dias

ÁREAS PROTEGIDAS E A PROTEÇÃO DA BIODIVERSIDADE

Carga Horária (12 horas)

Número de Participantes: 15

1º DIA –Quarta-Feira

Horário: 8h – 10h e 14h – 18h.

Local: Laboratório de Análise Ambiental e no Parque Natural Municipal do Morro da Cruz.

Título: Áreas Protegidas, Fragmentação e Conexões na Paisagem da Ilha de Santa Catarina.

Objetivos: Apresentar os conceitos de Áreas Protegidas, abrangendo as Unidades de Conservação e o SNUC, destacando as UCs da Ilha. Apresentar os fragmentos de Floresta Atlântica na Ilha de Santa Catarina. Discutir as possibilidades de conectividade das ilhas de preservação.

Ministrantes:

– Prof. Dr. Orlando Ferretti. Geógrafo, doutor em Geografia/UFSC. Professor do Departamento de Geociências/UFSC, Coordenador do Grupo de Pesquisa Observatório de Áreas Protegidas/UFSC.

– Profª Me. Talita Góes. Geógrafa, mestre em Geografia/UFSC e doutoranda em Geografia na UFSC, pesquisadora do Grupo de Pesquisa Observatório de Áreas Protegidas/UFSC.

– Acadêmico  Yan Ewald Zechner. Estudante Geografia, UFSC, bolsista de projeto de Extensão/UFSC no Grupo de Pesquisa Observatório de Áreas Protegidas/UFSC.

2º DIA – Quintata Feira

Horário: 8h – 10h e 14h – 18h.

Local: Laboratório de Análise Ambiental

Título: Gestão da biodiversidade: desafios e instrumentos político-administrativos.

Objetivos: apresentar o histórico e desafios para a consolidação de instrumentos político-administrativos nos espaços territoriais especialmente protegidos no Brasil. Apresentando componentes da diversidade biológica e a relação entre os elevados índices de perturbação e fragmentação de ecossistemas. Observar a importância econômica da biodiversidade com vistas à valorização de serviços ecossistêmicos em áreas protegidas. Discutir o histórico e lacunas dos instrumentos legais aplicados aos espaços territoriais especialmente protegidos no Brasil.

Ministrantes:

– Prof. Me. Tadeu Maia. Biólogo, mestre em Engenharia Ambiental pela UFSC e doutorando em Eng. Ambiental/UFSC, pesquisador do Grupo de Pesquisa Observatório de Áreas Protegidas/UFSC.

INSCRIÇÕES DEVEM SER FEITAS NO SITE DO EVENTO