Atividades no Bosque em Junho

28/06/2019 17:09

Mutirão do dia 08/06/2019

Grupo que participou do mutirão. Foto: Allisson Jhonatan Gomes Castro

No sábado do dia 08 de junho de 2019 foi feito um mutirão de plantio e manejo na área do bosque do CFH. Essa foi uma ação conjunta entre os estudantes do projeto de recuperação do bosque, a coordenadoria de gestão ambiental (CGA) da UFSC e o grupo de escoteiros Desterro. A faixa etária dos participantes era bem diversa, desde crianças de aproximadamente 7 anos, passando por um grupo de adolescentes até adultos. As atividades começaram às 9:00 horas, com uma conversa sobre a importância do uso do espaço público e sobre a recuperação do bosque, seguida da divisão do grupo em dois, para que fosse possível uma visita pelas diferentes áreas, com diversas paradas para explicar os inúmeros espaços e principalmente para que eles comentassem o que estavam vendo e sentindo nos diferentes locais pelos quais iam passando.

Após a apresentação do espaço, o grupo foi divido em três partes, respeitando a faixa etária e os interesses, para trabalhar em áreas distintas. A primeira turma trabalhou na recuperação de uma horta mandala, a segunda na revitalização do espaço com plantas medicinais e o terceiro grupo plantou mudas, que foram doadas pela FLORAM (produzidas no viveiro do Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri), no entorno do riacho do bosque. Além da importância de vegetar a beira do curso d’água que passa pelo local, essa é uma das áreas de plantio selecionadas pelo Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica da prefeitura de Florianópolis, que busca atuar de forma ativa na defesa, conservação e restauração da vegetação nativa da Mata Atlântica.

Os que dedicaram sua manhã de sábado nessa ação não poderiam estar mais empolgados, resultando em inúmeras trocas de conhecimento, de sorrisos e na visível melhoria das áreas no fim do mutirão.

Crianças trabalhando no canteiro de ervas medicinais. Fotógrafo: Allisson Jhonatan Gomes Castro

Estudante fazendo o plantio de uma espécie nativa. Fotógrafo: Allisson Jhonatan Gomes Castro

Páginas: 1 2