Participação em atividade promovida pelo Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e Instituto Çarakura
Os pesquisadores do Observatório participaram na terça-feira dia 09 e na quarta-feira dia 10 de abril de uma formação sobre trilhas de longo curso.
No dia 09 tivemos atividade teórica sobre manejo de trilhas, em especial sobre trilhas de longo curso, a atividade foi ministrada por Paulo Eduardo Pereira Faria da Coordenação de Planejamento, Estruturação da Visitação e Ecoturismo do ICMBio de Brasília.
Carlos Alberto Cassini que atua na Gerência de Unidades de Conservação no INSTITUTO DE MEIO AMBIENTE – IMA do Estado de Santa Catarina (antiga FATMA) apresentou aspectos fisicos, ambientais e de gestão do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.
Richard Eilers Smith, vice-presidente do Instituto Çarakura que atua na co-gestão do Centro de Visitantes do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, apresentou informações sobre experiências no mundo em trilhas de longo curso, e destacou a importância de se pensar nessas trilhas aqui no estado, em especial porque elas já vem sendo realizadas.
No dia 10 fizemos exercício prático, em um trilha de 27 km que atravessa a parte alta da UC (nesse dia fizemos aproximadamente 4 km) percorrendo vale do Rio Moll em São Bonifácio. A trilha tem continuidade pelos campos de altitude da unidade. Fizemos nesse exercício a marcação de parte da trilha com sinalização.
Importante e fundamental destacar a participação de guia da própria comunidade, em São Bonifácio. Essa busca de uma integração que precisa acontecer definitivamente nessa UC, com outros trabalhos, diálogos, acertos e quem sabe no futuro gestão participativa (em especial no que diz respeito ao uso público da unidade).