Geografia Física e as Mudanças Globais

04/12/2019 13:09

O livro Geografia Física e as Mudanças Globais tem como objetivo reunir pesquisas relacionadas à temáticas importantes sobre as mudanças globais, como vulnerabilidade e risco, incertezas, adaptações, projeções de cenários, planejamento e mitigação de impactos socioambientais.

A décima oitava versão do Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada foi sediada na cidade de Fortaleza, capital do Ceará, no período de 11 a 15 de junho 2019, sob a organização da Universidade Federal do Ceará – UFC, por meio do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Centro de Ciências e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais do Instituto de Ciências do Mar- LABOMAR.

O XVIII SBGFA contou com a inscrição de 1300 participantes, recebeu a submissão de 1600 trabalhos e publicou em formato de ebook 1327 artigos. A publicação foi organizada em eixos temáticos que, além de contemplarem as áreas de conhecimento tradicionais da Geografia Física, trazem discussões importantes, em escala global, a exemplo de: impactos na Amazônia, gestão territorial na Antártida, qualidade e acesso as águas potáveis em países em desenvolvimento, segurança alimentar, energias renováveis e desafios da descarbonização, eventos climáticos extremos, riscos e desastres naturais.