Carta de apoio a criação da REVIS MEIEMBIPE

09/04/2020 15:34

Segue abaixo a carta enviada a superintendente da FLORAM para a criação da REVIS Meiembipe:

Ilmo Sr. Rafael Poletto

Fundação Municipal do Meio Ambiente – FLORAM

Prefeitura Municipal de Florianópolis

Assunto: Apoio à criação do Refúgio da Vida Silvestre Municipal Meiembipe.

Prezado Superintendente,

O Grupo de Pesquisa Observatório de Áreas Protegidas (OBSERVA), está situado na Universidade Federal de Santa Catarina, se dedica ao estudo e pesquisa de áreas protegidas, em especial as localizadas no Estado de Santa Catarina. Congrega pesquisadores de todo o Brasil, que estão confiantes na aprovação da proposta de criação de mais uma Unidade de Conservação na Ilha de Santa Catarina, o Refúgio da Vida Silvestre Municipal Meiembipe (REVIS-Meiembipe).

Dentre as pesquisas realizadas pelo OBSERVA, destacam-se os estudos sobre a conservação da biodiversidade e os condicionantes físicos das paisagens. Acreditamos que a criação do REVIS-Meiembipe poderá auxiliar na proteção efetiva da região norte da Ilha, bem como auxiliar na gestão de áreas de nascentes, encostas, rios e solos de Florianópolis. Ademais, a proteção do patrimônio natural evita a ocorrência de desastres, como erosão do solo, enchentes e deslizamentos, além de evitar ocupações irregulares, o que por sua vez, minimiza riscos à população.

Consideramos que, a partir das pesquisas já realizadas, a preservação do ambiente natural na Ilha de Santa Catarina tem se mostrado essencial para a preservação da biodiversidade local e fornecimento de serviços ecossistêmicos, tais como abastecimento de água de qualidade e regulação climática, além de conter a alteração na frágil organização dos sistemas naturais.

É importante salientar que a proposta de criação de unidades de conservação nos maciços norte da Ilha data de 2007, e que naquela oportunidade foram envolvidos nas discussões pesquisadores, equipe do DEPUC, IPUF, ICMBio e lideranças comunitárias. Ademais, trabalhos de pesquisa citaram a importância de se criar uma unidade de conservação naquela área.

Entendemos que o município de Florianópolis é destaque nacional no que diz respeito às áreas protegidas, e em especial às unidades de conservação. Acreditamos que a criação deste Refúgio da Vida Silvestre complementará os esforços de conservação e preservação da biodiversidade da região norte da Ilha de Santa Catarina, e que também subsidiará na implementação do Plano Municipal da Mata Atlântica.

Pelo exposto, os pesquisadores do OBSERVA externam o apoio à criação do Refúgio de Vida Silvestre Municipal Meiembipe, e reconhecem o esforço da equipe do DEPUC, FLORAM e demais órgãos municipais envolvidos na confecção do projeto técnico e na condução do processo de consulta pública e criação da unidade de conservação.

Em nome dos pesquisadores e pesquisadoras do OBSERVA, agradeço a sua atenção.

Respeitosamente,

Prof. Dr. Orlando Ferretti

Coordenador do Observatório de Áreas Protegidas (OBSERVA/UFSC)