Observa no XIX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada.

14/11/2022 15:46

O Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada (SBGFA), iniciou em 1984, bianual, tem entre seus objetivos propiciar a interação entre professores, pesquisadores e estudantes da Geografia Física e áreas correlatas com vistas à promoção do ensino, da pesquisa e, principalmente, do intercâmbio técnico e científico, oportunizando um ambiente adequado para discutir as pesquisas e inovações metodológicas.

Em sua 19ª edição, o evento retorna pela terceira vez para o estado do Rio de Janeiro e pela segunda para a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), agora com aprofundamento de pesquisas com ênfase nas transformações ambientais e metamorfoses do mundo, as quais convergem em atenção para a variável antropogênica. A partir daí, surgem tentativas de colocar em evidência novos processos a partir de termos como Capitoloceno, Quinário e Antropoceno, esse último com mais de 300 mil recorrências em pesquisas listadas no Google Acadêmico.

(informações da página do evento no site https://www.xixsbgfa.com.br/).

O Grupo de Pesquisa Observatório de Áreas Protegidas esteve presente no evento com a apresentação de 4 trabalhos de seus pesquisadores:

ANÁLISE ESPACIAL DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (APA) SERRA DONA FRANCISCA – JOINVILLE/SC, de Nícolas de Pieri Moreira (Geógrafo pela UFSC) e Orlando Ferretti (orientador, professor Geociências UFSC), na sessão Poster, no Eixo 3 – Técnicas de Mapeamento, Geotecnologias e modelagem de dados espaciais.

FAUNA EM REMANESCENTES DE FLORESTA PRIMÁRIA COM OCOTEA CATHARINENSIS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NA ILHA DE SANTA CATARINA, SUL DO BRASIL, de Talita Laura Góes (doutoranda PPGG/UFSC) e Orlando Ferretti (orientador), na sessão apresentação oral, Eixo 5: Biogeografia no Antropoceno: dinâmicas e desafios na atualidade.

A CONSERVAÇÃO NO PARQUE NACIONAL DE SÃO JOAQUIM (SC) NA PERSPECTIVA DA GEOECOLOGIA DA PAISAGEM, de Yan Ewald Zechner (mestrando no PPGG/UFSC) e Orlando Ferretti (orientador), na sessão apresentação oral, Eixo 5: Biogeografia no Antropoceno: dinâmicas e desafios na atualidade.

ECÓTONOS DE MANGUEZAL NA ILHA DE SANTA CATARINA, de Tadeu Maia Portela Nogueira (doutorando PPGEA/UFSC), Kleber Isaac Silva de Souza, Mariana Coutinho Hennemann, Cátia Regina Silva de Carvalho Pinto, na sessão apresentação oral, Eixo 10: Geografia Costeira e Marinha na interface das transformações ambientais e gestão integrada.

Yan Zechner, Orlando Ferretti e Tadeu Nogueira no XIX SBGFA, no campus Maracanã da UERJ, Rio de Janeiro, 10 de Novembro de 2022

Kenneth R. Young (University of Texas) e Orlando Ferretti  após a palestra de abertura do prof. Young no XIX SBGFA, no campus Maracanã da UERJ, Rio de Janeiro, 07 de Novembro de 2022.