Projetos de Extensão

REVELANDO AS PAISAGENS E VALORANDO AS UNIDADES DE
CONSERVAÇÃO DA ILHA DE SANTA CATARINA, BRASIL.
Coordenação Prof. Dr. Orlando Ferretti

RESUMO
Este projeto surge da parceria com a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (FLORAM), tem por objetivo geral atuar com educadores (professores) das escolas públicas municipais, com proposições de educação ambiental e educação em geociências, enfocando
conceitos e valoração para as paisagens das Unidades de Conservação (UC) municipais. O objeto delimitado para essa projeto são os territórios e as paisagens das UCs públicas municipais. As paisagens na Ilha são dominadas por áreas verdes consideráveis, que dominam os maciços cristalinos e estão presentes na planície costeira, com diferentes fisionomias vegetais, estas paisagens são formadas também por uma cidade, cujo desenvolvimento urbano
vem se acelerando nas três últimas décadas, impactando diretamente as UCs. Se entende que são necessários processos de educação ambiental e para o conhecimento da geociências, a cerca das paisagens das UCs. Os objetivos específicos são: registrar em fotografia e em vídeo as paisagens das UCs; criar banco de dados e imagens sobre as UCs a serem disponibilizados para o público em sítio na web; propor oficinas nas escolas municipais para professores e interessados sobre as UC; estabelecer parcerias com órgãos e associações ambientais de gestão e defesa das UCs. Como metodologia se propõe: levantamento fotográfico e em vídeo das UCs, utilizando parcerias e equipamentos do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE/UFSC); desenvolvimento de sítio da web de páginas da UFSC com acervo de dados e informações sobre as UCs; oficinas para educadores (em especial professores) serão organizadas e oferecidas no espaço do LIFE/UFSC e nos espaços das escolas públicas municipais, em especial durante a formação continuada de professores da rede.

APRENDER E ENSINAR: UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E A FAUNA E FLORA DA ILHA DE SANTA CATARINA, BRASIL.

Coordenação Prof. Dr. Orlando Ferretti

RESUMO

Sequência do projeto REVELANDO AS PAISAGENS E VALORANDO AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA ILHA DE SANTA CATARINA, BRASIL, esta proposta de extensão pretende contribuir para a formação continuada de educadores da rede pública municipal de Florianópolis, auxiliando em processos pedagógicos quanto a processos de conservação e preservação da natureza (através das Unidades de Conservação) bem como o conhecimento da fauna e flora da Ilha de Santa Catarina. O projeto parte de pesquisas das áreas de Geografia e Biologia, já desenvolvidas ou em desenvolvimento sobre as áreas protegidas e sobre a fauna e flora silvestre, bem como de atividades de ensino nos dois cursos de graduação. O objetivo geral é atuar com professores e estudantes das escolas públicas municipais localizadas próximas as áreas protegidas, visando dar subsídio para práticas pedagógicas. Destacando conceitos e valoração da fauna e flora e as paisagens das Unidades de Conservação (UC) municipais. Os objetivos específicos são: oferecer oficinas e minicursos nas escolas municipais, direcionados a professores e a estudantes; criar material didático (folder, cartilha e outros produtos) que possam ser subsídio para conteúdos escolares; auxiliar na montagem e articulação de feiras de ciências nas escolas; evar professores para conhecer o acervo de laboratórios de fauna e flora da UFSC, em especial o LAMAQ. As oficinas e minicursos serão desenvolvidas pelos bolsistas, professores e técnicos envolvidos no projeto, diretamente relacionados aos conteúdos e ao currículo das escolas públicas municipais. A princípio serão focados os docentes e estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), mas com possibilidade também de trabalhos com professores dos anos iniciais (1º ao 5º ano). Os materiais didáticos, como folders, cartilhas, cartazes, serão construídos a partir de informações e dados subsidiados de pesquisas dos núcleos de pesquisa e laboratórios envolvidos na extensão, bem como, pelo material oficial do Departamento de Unidades de Conservação (DEPUC) da Fundação Municipal de Meio Ambiente. Os resultados esperados são: gerar nas Escolas maior conhecimento sobre a fauna e flora local, gerar conhecimento sobre as UC e suas paisagens, criação de projetos de pesquisas nas escolas participantes com as UC; desenvolver material didático sobre a temática ambiental local com as Escolas participantes; gerar atividades para a formação de estudantes de Geografia e Biologia comprometidos com a cidadania ambiental.