Parque Natural Municipal do Morro da Cruz

29/03/2018 15:25

O Parque Natural Municipal do Morro da Cruz é uma Unidade de Conservação (UC) localizada na região central da Ilha de Santa Catarina, município de Florianópolis. Compreende o topo e encostas adjacentes do Maciço do Morro da Cruz, uma elevação rochosa cristalina.

O Parque se encontra em meio a um ambiente urbanizado.

Descritor da Unidade de Conservação

Nome da Unidade de Conservação Parque Natural Municipal do Morro da Cruz
Gestão Fundação Municipal do Meio Ambiente – FLORAM através do Departamento de Unidades de Conservação (DEPUC).
Categoria Parque Natural Municipal (já dentro do SISNUC)
Mais informações sobre a Gestão Possui um corpo técnico efetivo para a atuação na Unidade.
Zoneamento e Plano de Manejo Zoneamento e Plano de Manejo já estão prontos.
Conselho consultivo Constituído em 2009.
Endereço da sede Sede pronta. Localizada na Estrada de acesso às antenas do Morro da Cruz.
Localização Oeste da Ilha de Santa Catarina, na parte central, no Maciço do Morro da Cruz, ocupando faixa alongada no sentido norte sul.
Localização na Bacia Hidrográfica A UC está localizada nas bacias hidrográficas de Florianópolis e do Itacorubi (sendo parte da UC divisor de águas entre as essas).
Web site <http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/floram/>;
Superfície (km²) 1,358km² (com correção em Geoprocessamento).
Perímetro (km) 15,185 km
Forma da unidade 3,67
Normativa legal Lei Mun. 9321/2013 com 1,3 km² como previsto no plano de manejo
Outras Normatizações Decreto nº 7.286/09 – estabelece a criação do Conselho Consultivo da UC.
Marcos (limites) À Leste estão os Bairros do Saco dos Limões e Trindade. Ao Norte o Bairro da Agronômica. Ao Sul o Bairro José Mendes e a Oeste o Centro da Cidade.

Regularização Fundiária

É a única UC municipal que teve concluídos os estudos para reavaliação e adequação ao SNUC. O limite está definido, georreferenciado e demarcado em campo. Faltam recursos para a regularização fundiária de toda a área.
Ecossistemas e tipos de vegetação Floresta Ombrófila Densa em diversos estágios, com característica de floresta urbana. Algumas áreas necessitam recuperação.
Uso público Pesquisa. O Parque é procurado para algumas atividades de lazer e escolas da região vem utilizando-o para educação ambiental.
Fiscalização FLORAM.

Vista do Parque a partir do Heliponto. Foto: Orlando Ferretti / 2009

Caminhos no alto do Morro a partir do Heliponto. Foto: Orlando Ferretti / 2009

Sede do Parque. Foto: Diorgenes Pandini / Agência RBS

Localização da UC no Distrito Central, destacando as unidades vizinhas.