Parque Natural Municipal do Morro da Cruz

29/03/2018 15:25

O Parque Natural Municipal do Morro da Cruz é uma Unidade de Conservação (UC) localizada na região central da Ilha de Santa Catarina, município de Florianópolis. Compreende o topo e encostas adjacentes do Maciço do Morro da Cruz, uma elevação rochosa cristalina.

A área da UC é cercada pela ocupação urbana.

Descritor da Unidade de Conservação

Nome da Unidade de Conservação Parque Natural Municipal do Morro da Cruz
Gestão Departamento de Unidades de Conservação (DEPUC), da Fundação Municipal do Meio Ambiente – FLORAM (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano).
Categoria Parque Natural Municipal (já dentro do SISNUC)
Mais informações sobre a Gestão Possui um corpo técnico efetivo para a atuação na Unidade.
Zoneamento e Plano de Manejo Zoneamento e Plano de Manejo já estão prontos. Em 2021 o Conselho Consultivo da UC e a Gestão iniciaram estudo do Plano de Manejo para reavaliar o mesmo.
Conselho consultivo Constituído em 2009. Contudo, desde o final da década de 90 já existiam discussões junto ao chamado Fórum do Maciço do Morro da Cruz, formado por representantes das comunidades do Maciço e entidades científicas, ONGs etc.
Endereço da sede  Localizada na Estrada de acesso às antenas do Morro da Cruz.
Localização Oeste da Ilha de Santa Catarina, na parte central, no Maciço do Morro da Cruz, ocupando faixa alongada no sentido norte sul.
Localização na Bacia Hidrográfica A UC está localizada nas bacias hidrográficas de Florianópolis (formada por várias pequenas subacias, e do Itacorubi (sendo parte da UC divisor de águas entre as essas).
Web site <http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/floram/>;
Superfície (km²) 1,358km² (com correção em Geoprocessamento).
Perímetro (km) 15,185 km
Forma da unidade 3,67
Normativa legal Lei Mun. 9321/2013 com 1,3 km² como previsto no plano de manejo
Outras Normatizações Decreto nº 7.286/09 – estabelece a criação do Conselho Consultivo da UC.
Marcos (limites) À Leste estão os Bairros do Saco dos Limões e Trindade (incluindo o campus da UFSC). Ao Norte o Bairro da Agronômica. Ao Sul o Bairro José Mendes e a Oeste o Centro da Cidade.

Regularização Fundiária

É a única UC municipal que teve concluídos os estudos para reavaliação e adequação ao SNUC. O limite está definido, georreferenciado e demarcado em campo. Faltam recursos para a regularização fundiária de toda a área.
Ecossistemas e tipos de vegetação Floresta Ombrófila Densa Submontana em diversos estágios, com característica de floresta urbana. Algumas áreas necessitam recuperação.
Uso público Pesquisa. O Parque tem sido bastante procurado para diversas atividades de lazer, por parte das comunidades do entorno. Escolas  utilizando-o para educação ambiental, em função da proximidade com bairros centrais de Florianópolis, e do acesso facilitado, além da boa estrutura da Sede.
Fiscalização FLORAM.

Vista do Parque a partir do Heliponto. Foto: Orlando Ferretti / 2009