Parque Municipal da Ponta do Sambaqui

08/09/2021 18:59

Denominado Parque na Ponta do Sambaqui, denominado como “Annibal da Rocha Nunes Pires”, pelo Decreto de Lei Municipal nº 6725 de 06 de Julho de 2005.

Trata-se de uma área verde em costão, com a presença de um Sambaqui, localizada no bairro Sambaqui, na Ilha de Santa Catarina.

Desde 2011 a comunidade dialoga com a PMF a fim de definir se a área é de fato uma UC ou um Parque Urbano!

Maiores informações ver o trabalho de ELISABETH RANCK,  Geografia da Ponta do Sambaqui (Florianópolis, SC): Parque Urbano ou Unidade de Conservação?

“A Ponta do Sambaqui19 (figura 5), situada na localidade de Sambaqui do distrito de Sto. Antônio de Lisboa20 , também conhecida pelos seus usuários como ilhota, se originou através de processo de sedimentação de uma antiga ilha, chamada de tômbolo21 ( FLORIANÓPOLIS, 2017). Atualmente conhecida como Parque Anibal da Rocha Nunes Pires, a Ponta Sambaqui é um espaço público de grande relevância social e ambiental. Com uma área total de 13.431,88m2, o parque é um reduto de flora e fauna – avifauna – e um local de virtudes simbólicas e estéticas que reforçam a identidade regional. Está área possui um Sambaqui 22, sítio arqueológico que provavelmente deu nome à sua localidade. Sua vista é voltada para a Baía Norte, sendo possível visualizar a ponte Hercílio Luz, a costa da área continental e as Ilhas de Ratones Pequeno e Ratones Grande.” (RANCK, 2017, p.33).