Refúgio de Vida Silvestre Municipal Meiembipe

25/09/2022 13:07

O  Refúgio de Vida Silvestre Municipal Meiembipe é a maior unidade de conservação do município de Florianópolis. Criada no ano de 2021 ocupa todos os morros das porções central e norte da Ilha de Santa Catarina. A UC possui 9 (nove) glebas.

Gleba 1, com área de 1,22 km², com 11,0 km de perímetro, compreendendo o Morro do Rapa, ponto mais extremo ao norte da Ilha de Santa Catarina, e o ambiente lagunar da Lagoinha do Norte.

Gleba 2, com área de 2,16 km², com 2,21 km de perímetro, compreendendo o Morro da Ponta da Laje, na porção do extremo noroeste da Ilha de Santa Catarina.

Gleba 3, apresenta área de 4,01 km², com 19,92 km de perímetro, compreendendo o Morro da Cachoeira e o Morro das Feiticeiras, porção extremo norte da Ilha de Santa Catarina.

Gleba 4, com uma área de 0,17 km², com 3,10 km de perímetro, compreendendo Morro isolado na Vargem do Bom Jesus, norte da Ilha.

Gleba 5, com área de 7,22 km², perímetro de 24,51 km, compreendendo a segunda maior gleba da UC. Compreendendo Morro da Cachoeira e Morro do Bom Jesus. Ocupando parte central da porção norte da Ilha de Santa Catarina.

Gleba 6, há um erro na descrição legal (aguardamos a correção oficial)

Gleba 7,  com  1,44 km² de área, apresenta perímetro de 9,05 km.

Gleba 8, maior gleba da UC, com área total de 43,17 km², apresenta um perímetro de 100,74 km. Compreende todo o maciço central da Ilha de Santa Catarina. Fazendo a leste a parte de maior amplitude altimétrica da Bacia da Lagoa da Conceição.

Gleba 9, com área de 1,88 km², com perímetro de 15,11 km. Trata-se da gleba que ocupa importante vegetação da planície fluvial do Rio Ratones, na Bacia Hidrográfica de mesmo nome.

Trata-se de uma UC fundamental para a conectividade do corredor ecológico que liga as matas presentes nas morrarias da porção centro e norte da Ilha de Santa Catarina. As águas que nascem e correm pelas morrarias protegidas dessa UC são fundamentais para praticamente todas as bacias da porção centro, norte e até mesmo de parte do sul da Ilha de Santa Catarina.

A vegetação é característica de ombrófila densa submontana, montana, matas ciliares em planície fluvial e ambientes lagunares costeiro.

Descritor da Unidade de Conservação

Nome da Unidade de Conservação VIDA SILVESTRE MUNICIPAL MEIEMBIPE
Gestão Fundação Municipal do Meio Ambiente – FLORAM (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) através do Departamento de Unidades de Conservação (DENUC).
Categoria REFÚGIO DE VIDA SILVESTRE (REVIS).
Mais informações sobre a Gestão Gestão é realizada pelo DEPUC.
Zoneamento e Plano de Manejo Não possui zoneamento e nem plano de manejo.
Conselho consultivo Não há.
Endereço da sede Não há sede.
Localização Porção central e norte da Ilha de Santa Catarina, ocupando conjunto os maciços central e norte, morros isolados na planície (a oeste), planície fluvial do rio Ratones e ambiente lagunar da Lagoinha do Norte.
Localização na Bacia Hidrográfica Ocupa as maiores altimetrias de todas as bacias hidrográficas da parte central e norte da Ilha de Santa Catarina.
Web site <http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/floram/>
Superfície (km²) 59,72 km² (5.972 ha)
Perímetro (km)  Em correção.
Forma da unidade Sendo reavaliada, pois são 9 glebas.
Normativa legal DECRETO N. 22.324, DE 09 DE NOVEMBRO DE 2021.
Outras Normatizações A REVIS Meiembipe dispõe de uma zona de amortecimento não contínua, com extensão de 30 metros no entorno dos limites da UC, onde o zoneamento estabelecido pela Lei Complementar Municipal n. 482, de 2014 for de Área de Preservação Permanente (APP), Área de Preservação de Uso Limitado (APL) e Área Residencial Rural (ARR). A Zona de Amortecimento do REVIS Meiembipe, com superfície de 424,35 ha, constituída pela poligonal definida pelas coordenadas geográficas indicadas no respectivo memorial descritivo (consta no Decreto de criação).

Há um sombreamento sobre a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Rio Vermelho, que possuí 74,05 hectares, oficializada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, através da PORTARIA nº 52, de 20 de maio de 2016.

Marcos (limites) Ao Norte, bairro Rio Tavares Central. Ao leste a sul, bairro Campeche, bairro Santa Mônica, a oeste planície do Rio Tavares.
 Regularização Fundiária Regularização ainda está sendo estudada.
Ecossistemas e tipos de vegetação Domínio de matas secundárias de floresta ombrófila densa (submontana e montana). Matas ciliares em planície fluvial, e ambiente lagunar costeiro.
Uso público Pesquisa. Atividades de educação ambiental. Ecoturismo em trilhas.
Fiscalização FLORAM