Parque Municipal do Manguezal do Itacorubi

24/04/2018 13:55

O Manguezal do Itacorubi, onde se situa essa Unidade de Conservação (UC), é um dos maiores manguezais em áreas urbanas do mundo, localizado na região central de Florianópolis, próximo ao Parque Natural Municipal do Morro da Cruz, mas sem conexão direta aparente com essa outra UC.

As bordas do parque se encontram em avançado processo de alteração, estando em contato direto com uma zona densamente urbanizada.

Descritor da Unidade de Conservação

Nome da Unidade de Conservação Parque Municipal do Manguezal do Itacorubi
Gestão Fundação Municipal do Meio Ambiente – FLORAM (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) através do Departamento de Unidades de Conservação (DENUC).
Categoria Parque Municipal. Passa por discussões para se adequar ao SNUC (possivelmente deve assumir a categoria Parque Natural).
Mais informações sobre a Gestão Não possui corpo técnico efetivo no local e nem chefe específico para a unidade.
Zoneamento e Plano de Manejo Não possui zoneamento e nem plano de manejo.
Conselho consultivo Não há.
Endereço da sede Não há sede.
Localização Oeste da Ilha, parte central, foz da Bacia do Itacorubi, nos bairros Itacorubi, Agronômica e Santa Mônica, junto ao Distrito Sede.
Localização na Bacia Hidrográfica Localizada na foz da Bacia do Itacorubi, com pequena parte ao Norte na Bacia Florianópolis.
Web site <http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/floram/>
Superfície (km²) 1,36 km²
Perímetro (km) 5,49 km
Forma da unidade 1,33
Normativa legal Dec. Mun. nº 1529/2002.
Outras Normatizações Área cedida à UFSC pela União através do Decreto Federal nº 64340/1969 visando a preservação e conservação do manguezal.
Marcos (limites) Ao Norte, a Baía Norte. Ao Sul, bairro Santa Mônica, à Leste o bairro Itacorubi, ao Oeste bairro Agronômica (Beira Mar Norte).
 

Regularização Fundiária

Está sendo formada uma comissão especial para reavaliação dos limites. Não há demarcação em campo dos limites atuais. Regularização não necessita de idenizações, pois se trata de ambiente de manguezal, em área de marinha.
Ecossistemas e tipos de vegetação Manguezal e faixas de restinga (alteradas pela ocupação urbana).
Uso público Pesquisa. Atividades de educação ambiental com trilhas suspensas.
Fiscalização FLORAM

 

 

Vista elevada da unidade na porção que encontra o mar. Fonte: FLORAM

 

Localização da UC no Distrito Central, destacando as demais unidades próximas.