Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri

08/05/2018 15:18

A Lagoa do Peri é o maior corpo lacustre de água potável na Ilha de Santa Catarina, abastecendo com sua água a população do Sul da Ilha. Esta característica da água que levou à proteção da área há duas décadas.  A UC é mais antiga, criada em 1981.

A recategorização da UC já foi aprovada na Câmara de Vereadores, faltando o ato de criação por parte do Executivo Municipal.

Descritor da Unidade

Nome da Unidade de Conservação Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri
Gestão Fundação Municipal do Meio Ambiente – Floram (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) através do Departamento de Unidades de Conservação (DEPUC)
Categoria Monumento Natural.
Mais informações sobre a Gestão Gestão realizada pelo Corpo técnico efetivo no local. Sendo inclusive a sede do DEPUC – Departamento de Unidades de Conservação da Prefeitura de Florianópolis.
Zoneamento e Plano de Manejo Não possui plano de manejo ou novo zoneamento.
Conselho consultivo Conselho consultivo já criado e atuante.
Endereço da sede Rod. SC406, Sul da Ilha de Santa Catarina.
Localização Sul da Ilha de Santa Catarina, entre as comunidades do Morro das Pedras e Nossa Senhora da Armação. No distrito do Pantano do Sul.
Localização na Bacia Hidrográfica Está localizada na sub-bacia da Lagoa do Peri, ocupa integralmente esta.
Web site <http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/floram/>
Superfície (km²) 42,71km²
Perímetro (km) 74,016 km
Forma da unidade 3,19
Normativa legal Lei nº 10.530 de 02 de maio de 2019
Outras Normatizações Decreto Presidencial nº 30.443/1952 área como remanescente de floresta nativa. ; Decreto Municipal nº 1408/1976 tombamento da área da Bacia da Lagoa do Peri como patrimônio natural. ; Portaria FLORAM nº 011/07, modificada pela Portaria FLORAM nº 024/07 – Estabelece a criação do Conselho Consultivo da UC; Lei Municipal 1828/1981 e Decreto Municipal 091/1982 com 20,3 km² definiam o Parque Municipal da Lagoa do Peri.
Marcos (limites) À Leste o Oceano Atlântico, tendo a Sudeste a comunidade da Armação, à Oeste o Maçiço do Sul da Ilha. Ao Norte a localização do Morro das Pedras, à Noroeste o Alto Ribeirão. Ao Sul a Armação e o Pântano do Sul.
 

Regularização Fundiária

Limites da unidade estão definidos e georreferenciados, porém não houve demarcação em campo. Há ocupações irregulares no interior da unidade. A unidade está sendo ampliada e há proposta para mudança de categoria já em andamento.
Ecossistemas e tipos de vegetação Floresta Ombrófila Densa; Ambiente lagunar, restinga, dunas.
Uso público Pesquisa. Turismo com uso de trilhas, praia e na lagoa. Educação ambiental.
Fiscalização DEPUC/FLORAM – Departamento de Unidades de Conservação da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis.

 

 

Vista aérea da Lagoa do Peri (direita) e encostas próximas. Fonte: PMF/Divulgação

 

Localização da Unidade no Sul da Ilha, ocupando quase a totalidade do Maciço Sul. Também são destacadas as UCs vizinhas e as localidades próximas.