Parque Municipal da Ponta do Sambaqui
Denominado Parque na Ponta do Sambaqui, denominado como “Annibal da Rocha Nunes Pires”, pelo Decreto de Lei Municipal nº 6725 de 06 de Julho de 2005.
Trata-se de uma área verde em costão, com a presença de um Sambaqui, localizada no bairro Sambaqui, na Ilha de Santa Catarina.
Desde 2011 a comunidade dialoga com a PMF a fim de definir se a área é de fato uma UC ou um Parque Urbano!
Maiores informações ver o trabalho de ELISABETH RANCK, Geografia da Ponta do Sambaqui (Florianópolis, SC): Parque Urbano ou Unidade de Conservação?
“A Ponta do Sambaqui19 (figura 5), situada na localidade de Sambaqui do distrito de Sto. Antônio de Lisboa20 , também conhecida pelos seus usuários como ilhota, se originou através de processo de sedimentação de uma antiga ilha, chamada de tômbolo21 ( FLORIANÓPOLIS, 2017). Atualmente conhecida como Parque Anibal da Rocha Nunes Pires, a Ponta Sambaqui é um espaço público de grande relevância social e ambiental. Com uma área total de 13.431,88m2, o parque é um reduto de flora e fauna – avifauna – e um local de virtudes simbólicas e estéticas que reforçam a identidade regional. Está área possui um Sambaqui 22, sítio arqueológico que provavelmente deu nome à sua localidade. Sua vista é voltada para a Baía Norte, sendo possível visualizar a ponte Hercílio Luz, a costa da área continental e as Ilhas de Ratones Pequeno e Ratones Grande.” (RANCK, 2017, p.33).