Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

26/04/2018 13:22

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro ocupa 1% do território catarinense, sendo a maior UC do estado. Ocupa áreas no continente e ilhas, incluindo a Ilha de Santa Catarina (onde está a capital do estado, Florianópolis).

A porção insular do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, presente na porção sul da Ilha de Santa Catarina. Há ainda a APA do Entorno Costeiro, que foi criada em 2009, mudando os limites do Parque. A Praia de Naufragados é o principal ponto de referência. Há uma conexão do Parque com o Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri, através dos  nos topos dos morros e encostas do sul da Ilha. As poucas barreiras se encontram no Sertão do Peri, porém é uma área de pouco trânsito e baixa população, não afetando tanto a movimentação da fauna entre as UCs.


Descritor da Unidade

Nome da Unidade de Conservação, ano de criação Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (PAEST), 1975.
Gestão Instituto do Meio Ambiente (IMA).
Categoria Parque Estadual e Área de Proteção Ambiental
Mais informações sobre a Gestão Corpo técnico com chefe para a unidade.
Zoneamento e Plano de Manejo PAEST possui zoneamento realizado em 2009 e o plano de manejo de 2018. APA não possui nenhum dos dois.
Conselho consultivo Já está previsto em Lei o Conselho Consultivo para a UC, mas ainda não iniciou as atividades.
Endereço da sede Não possui sede na Ilha de Santa Catarina. A sede está junto ao Centro de Visitantes, localizada no continente, no município de Palhoça.
Localização Ponta sul da Ilha de Santa Catarina na localidade de Naufragados
Localização na Bacia Hidrográfica Na Ilha de SC PAEST e a APA estão em duas bacias, Ribeirão da Ilha e Saquinho, ocupando a parte mais ao sul de ambas. No continente ocupa área dos municípios de: Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Imaruí, Paulo Lopes e Garopaba. Fazem parte do Parque as ilhas do Siriú, dos Cardos, do Largo, do Andrade e do Coral, e os arquipélagos das Três Irmãs e Moleques do Sul.
Web site http://www.fatma.sc.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=76&Itemid=157
Superfície (km²) 3,423km²; 342,316 ha
Perímetro (km) 9,610 km
Normativa legal Parque Estadual da Serra do Tabuleiro foi criado pelo Decreto nº1.260, de 1ºde novembro de 1975, e retificado pelo Decreto nº17.720, de 25 de agosto de 1982, modificado pela Lei Estadual 14661/2009 (3,02 km² PESTAPA do Entorno Costeiro, com 0,77 km²
Outras Normatizações Lei Estadual nº 5746 de 1980, destina recursos para a regularização do PEST. Decreto Estadual nº 17.720/1982, retifica os limites do então PESTE.Decreto nº 24.598/1984 Dispõe sobre a implantação da unidade.Leis nº 10.584/1997, 10.733/1998, 14.661//2009, retificam os limites da UC.Lei Estadual 14661/2009 cria também o Mosaico da Serra do Tabuleiro.Decreto nº 3446/2010, retifica limites do Parque. Decreto nº 3159/2010 criou a APA do Entorno Costeiro.
Regularização Fundiária Limites da unidade estão definidos, contudo o georreferenciamento apresenta problemas, não houve regularização fundiária de toda a área da UC, ainda há usos irregulares no interior da unidade.
Ecossistemas e tipos de vegetação Floresta Ombrófila Densa Submontana, montana e alto-montana. Nos ambientes costeiros, dunas, restingas e floresta de terras baixas. Com ambientes de ilhas e costões.
Uso público Pesquisa. Turismo com uso de trilhas e praia, educação ambiental.
Fiscalização IMA, Polícia Ambiental

Mapa das UCs de Florianópolis (arquivos para SIG).

Maiores informações sobre o PAEST, acesse o site oficial do IMA https://www.ima.sc.gov.br/index.php/biodiversidade/unidades-de-conservacao/parque-estadual-da-serra-do-tabuleiro 

Unidades de Conservação no Brasil do Instituto Sócio Ambiental (ISA) https://uc.socioambiental.org/pt-br/arp/1152

Parque Estadual do Rio Vermelho

25/04/2018 16:26

O Parque Estadual do Rio Vermelho tem um histórico como Horto Florestal nas décadas de 60 e 70, quando a área servia para experimentos de plantio de espécies exóticas (essencialmente do gênero Pinus) e a fixação da restinga.

Hoje a Unidade de Conservação busca eliminar os pinus e eucaliptos dos seus ecossistemas, embora estes ainda ocupem cerca de 35% da área de acordo com o IMA/SC.

Parte da área da UC foi recentemente declarada Território Quilombola, Comunidade Vidal Martins. No momento as relações estão conflituosas entre o órgão gestor, Conselho Consultivo e a Comunidade Quilombola.


Descritor da Unidade de Conservação

Nome da Unidade de Conservação Parque Estadual do Rio Vermelho
Gestão IMASC – Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (antiga FATMA)
Categoria Parque Estadual
Mais informações sobre a Gestão Corpo técnico efetivo no local com chefe para a unidade
Zoneamento e Plano de Manejo Possui zoneamento e plano de manejo recente (2020).
Conselho consultivo A UC possui conselho consultivo
Endereço da sede Rodovia João Gualberto Soares s/nº.
Localização Leste da Ilha, entre os distritos de São João do Rio Vermelho e Lagoa da Conceição.
Localização na Bacia Hidrográfica Bacia hidrográfica da Lagoa da Conceição, com uma parte Norte da unidade nas bacias de Santinho e Ingleses.
Web site http://www.fatma.sc.gov.br/conteudo/parque-estadual-do-rio-vermelho
Superfície (km²) 14,815 km²; 1.481,453 ha
Perímetro (km) 40,556 km
Forma da unidade 2,97
Normativa legal Dec. Estadual 2006/1962 e Dec. Estadual 308/2007, indicando 15,32 km²
Outras Normatizações Portaria 077/2010 da FATMA (14/06/2010) cria comissão técnica para plano de corte de espécies exóticas na unidade.
Marcos (limites) À Leste o oceano Atlântico, à Oeste e Sudoeste da unidade limites com o corpo lagunar da Lagoa da Conceição e na parte Noroeste com a comunidade de São João do Rio Vermelho. Ao Norte o Parque Natural Municipal da Lagoa do Jacaré e
Dunas dos Ingleses e a RPPN Morro das Aranhas. Ao Sul  das Dunas da Barra da Lagoa e a
comunidade da Barra da Lagoa
Regularização Fundiária Limites da unidade estão definidos e georreferenciados, há uso irregulares no interior da unidade
Ecossistemas e tipos de vegetação Floresta Ombrófila Densa (11% da área), restingas em diversos graus de regeneração na planície costeira (54% da área) e ecossistemas alterados devido o plantio e a invasão de pinheiros e eucaliptos (35% da área)
Uso público Pesquisa. Turismo com uso de trilhas, praia, e Lagoa da Conceição. Educação Ambiental em sede da UC
Fiscalização IMASC e Polícia Ambiental, que possui quartel dentro da UC

Mapa das UCs de Florianópolis. (arquivos para SIG).

Site oficial https://www.ima.sc.gov.br/index.php/biodiversidade/unidades-de-conservacao/parque-estadual-do-rio-vermelho

Unidades de Conservação no Brasil do Instituto Sócio Ambiental (ISA) https://uc.socioambiental.org/pt-br/arp/2275