Membros do OBSERVA oferecem minicurso na 40ª SEMAGEO

11/06/2019 16:35

Membros do OBSERVA oferecem minicurso na 40ª SEMAGEO:

Áreas Protegidas e a Proteção da Biodiversidade

Nos dias 29 e 30 de maio, durante a 40ª Semana da Geografia – SEMAGEO, foi realizado um minicurso ministrado pela geógrafa e doutoranda Talita Góes, o  biólogo e doutorando Tadeu Maia e o graduando Yan Zechner.
No primeiro dia de minicurso , tivemos a participação de 12 pessoas. Iniciamos a manhã com uma aula teórica ministrada por Talita e Yan sobre Unidades de Conservação (UC), fragmentação e conectividades com ênfase nas UCs e corredores ecológicos na Ilha de Santa Catarina.

Doutorando Tadeu no segundo dia do minicurso, no LAAm.

Doutorando Tadeu no segundo dia do minicurso, no LAAm. Foto: Tadeu Maia

No período da tarde , o grupo se deslocou para o Parque Natural Municipal do Morro da Cruz (PANAMC)  para uma atividade de campo , onde a doutoranda e o graduando trabalharam alguns conceitos na prática, podendo assim visualizar do alto do Maciço do Morro da Cruz a urbanização do distrito sede de Florianópolis e as áreas adjacentes. Um dos destaques na observação foram as unidades de conservação no entorno do maciço, em especial  na bacia do Rio Itacorubi, além de caminhar e aprender mais sobre o PANAMC e a vegetação de Mata Atlântica em duas trilhas na sede do Parque,finalizando com um por do sol sobre a cidade.

No segundo dia do minicurso, com a presença de Tadeu, discutiu-se a gestão da

Vista do por-do-sol entre nuvens, em um mirante do Parque voltado à Baía Norte. Foto: Yan Zechner.

Vista do por-do-sol entre nuvens, em um mirante do Parque voltado à Baía Norte. Foto: Yan Zechner.

biodiversidade, além da apresentação de parâmetros técnicos para interpretação de instrumentos normativos ligados a espaços territoriais protegidos. Foram também realizadas três discussões embasadas em dados recentes trazidos por autores renomados: 1) Indicadores do sexto evento de extinção em massa (Gerardo Ceballios, 2015; 2017; 2018) Biodiversidade porque importa? (Bráulio dias, 2017); Quanto vale o verde? (Carlos Young e Rodrigo Medeiros, 2018). Finalmente foram apresentadas interpretações de lacunas técnicas e definições dos conceitos de APP de nascentes e olhos d´água, margem de rios, vegetação de restinga e áreas de manguezais, apicuns e salgados.

 

Abaixo algumas fotos da atividade em campo

Aula em campo com a doutoranda Talita, debaixo da cruz que marca o nome do Morro da Cruz

Aula em campo com a doutoranda Talita. Foto: Yan Zechner.

 

Vista da Grande Florianópolis no mirante do Morro da Cruz, centralizando nas áreas central e continental, com as 2 baías aparecendo nas laterais.

Vista da Grande Florianópolis no mirante do Morro da Cruz. Foto: Yan Zechner

 

Foto do grupo que participou do minicurso, junto aos ministrantes. Tirada no mirante.

Foto do grupo que participou do minicurso, junto aos ministrantes. Foto: Yan Zechner.

 

Observação da Bacia do Rio Itacorubi, desde o morro da Lagoa até a foz dentro do Manguezal.

Observação da Bacia do Rio Itacorubi. Foto: Yan Zechner.