Pesquisadores do OBSERVA no XI SAPIS VI ELAPIS

13/12/2023 08:40

Os pesquisadores do Observatório de Áreas Protegidas estavam na organização e apresentaram trabalhos durante os XI Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (SAPIS) & VI Encontro Latinoamericano sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (ELAPIS). Os eventos foram realizados na Universidade de São Paulo – USP pelo Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, no período de 25 a 30 de novembro de 2023. Tendo como tema geral dos eventos “Conexões territoriais e governança democrática de áreas protegidas: cenários de reconstrução.”

O prof. Orlando Ferretti (UFSC) foi secretário geral do evento e Iara Vasco da comissão coordenadora. Carolina Mattosinho de Carvalho e Vinicius Boneli Vieira também participaram da comissão científica do evento.

Trata-se de eventos acadêmicos interdisciplinares, que reuniram pesquisadores, gestores, especialistas e membros de povos e comunidades tradicionais.

Neste ano, além de professores, estudantes e pesquisadores, o evento reuniu representantes das comunidades tradicionais, gestores públicos de áreas protegidas e conservadas, participantes de ONGS, OSCIPS e outras organizações sociais, além de representantes de órgãos públicos voltados à conservação da natureza e da sociobiodiversidade, além da proteção dos territórios dos povos e populações tradicionais.

O SAPIS & ELAPIS tem tradição, desde 2005, de reunir públicos distintos para dialogar sobre áreas protegidas e inclusão. Sua finalidade é compartilhar a produção mais recente de conhecimento científico e técnico e o fomento ao diálogo de saberes tradicionais entre os participantes.

O evento contou com 11 mesas redondas, 38 eventos paralelos, 23 oficinas e minicursos, 10 lançamentos de livros, 18 grupos de trabalhos, 272 trabalhos aprovados.

Mesa de Abertura do XI SAPIS & VI ELAPIS, dia 26 de novembro, 2023.

Carolina Mattosinho, Orlando Ferretti e Iara Vasco no SAPIS & ELAPIS