Participação do Observatório em formação para Trilhas de Longo Curso

24/02/2019 14:21

Nos dias 08 e 09 de Fevereiro de 2019 pesquisadores do Observa participaram do curso de sinalização de trilhas de longo curso, realizado no Parque Estadual do Rio Vermelho, Florianópolis/SC. O evento contou com a participação de entidades como o ICMBio, IMA, Floram, Instituto Çarakura, Programa Roteiros do Ambiente (PMF) e USFC (Observatório de Áreas Protegidas e NEAmb).

No primeiro dia do evento houve apresentações de experiências sobre restauração e sinalização de trilhas, além da teoria sobre sinalização de acordo com o sugerido pelo Manual de Sinalização de Trilhas do ICMBio.

No segundo dia do evento os participantes sinalizaram o equivalente a 6 km (seis quilômetros) de trilhas do Parque Estadual do Rio Vermelho, um trecho saindo do camping do Parque até o Terminal Lacustre e outro da Ponta da Quitéria em direção ao Terminal Lacustre.

As trilhas são importantes conectores entre fragmentos da paisagem, além de promoverem atividades de ecoturismo e a conservação da biodiversidade. Em Florianópolis pensa-se em ligar diversas trilhas já existentes, compondo uma trilha de longo curso que percorre a Ilha de norte a sul, conectando diversas áreas protegidas, a qual poderá ainda ser interligada à Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade, Rede Trilhas.

Equipe do Observa no primeiro dia do Curso (da esquerda para à direita): Orlando, Fabrício, Nikolas, Giorgio (agachado), Natália e Talita.

Auditório com participantes. Foto: Instituto Çarakura.

Equipe do Observa e do NEAMB no primeiro dia do Curso (da esquerda para à direita): Orlando, Pimenta, Nikolas, Talita, Giorgio, Natália, Gustavo e Juliana.

Todos os participantes do curso.

Em campo no segundo dia.

Colocando sinalização na trilha.

Marca de Sinalização da trilha, a ser adotada em toda a Ilha de SC nos trechos em que haverá a conectividade.