Caminhadas na Natureza com Libras no Parque Natural Municipal da Lagoa do Jacaré das Dunas do Santinho

01/12/2019 11:46
O Observatório de Áreas Protegidas (Observa/UFSC) em parceria com o Projeto de Extensão Terra à vista: Perspectivas Surdas em Ecologia, ofereceu mais uma Caminhada na Natureza com Libras. A trilha guiada, acessível, ocorreu no Parque Natural Municipal Lagoa do Jacaré das Dunas do Santinho.

O pesquisador e geógrafo, Fabrício de Almeida, acompanhou o trabalho guiando pelos limites da UC, que abriga ecossistemas típicos do Bioma Mata Atlântica, como: restinga, duna, costão rochoso, praia e floresta ombrófila densa. A partir do topo do Morro dos Ingleses (185 metros de altitude) foi possível observar a realidade na qual a unidade está inserida, além das paisagens que compõem a região norte e leste da Ilha de SC. A acessibilidade em Libras foi garantida pela Viviane Barazzutti, intérprete e parceira do Observa.
O Projeto Terra à vista tem proporcionado vivências em ecologia para pessoas surdas em diferentes espaços, com diversas parcerias: Observa, Estação Ecológica do Carijós, Cepagro, Instituto Socioambiental do Santinho, Jardim Botânico, Instituto Aprender Ecologia, entre outros, e já ofereceu visitações em Unidades de Conservação e oficinas de agroecologia.

Contato: vivi.barazzutti@gmail.com