Livro Áreas Protegidas

15/10/2020 09:38

O Livro Áreas Protegidas: experiências de pesquisa e extensão no Sul do Brasil foi lançado agora em outubro pela Edições do Bosque do CFH/UFSC, trata-se de uma obra que dialoga com projetos realizados na última década e que tem impacto na pesquisa e extensão de Universidades Brasileiras.

Pode ser acessado em https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212718

O tema unidades de conservação é por demais complexo e os artigos desse livro ecoam parte dessa complexidade. Esperamos que você possa compreender a organização social para os Caminhos Trilhados na Concepção, Criação e Implementação de uma Unidade de Conservação Municipal: a Área de Proteção Ambiental – Apa da Lagoa Verde – Rio Grande, RS, artigo de Carla Valeria Leonini Crivellaro, Werner Hartmann Spotorno, Kamila Debian Victor e Maria Carolina Contato Weigert. Ou ainda, conhecer os Desafios da Gestão Participativa e da Negociação de Conflitos Socioambientais na Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, Santa Catarina, Brasil, de Laura Dias Prestes, Nelson Luiz Sambaqui Gruber e Luis Fernando Carvalho Perello. Ambos os trabalhos fruto da participação efetiva de pesquisadores com as comunidades e o diálogo com a gestão de áreas protegidas. Buscando fortalecer o debate sobre a sustentabilidade Carla Valeria Leonini Crivellaro, Renato Visintainer Carvalho e Kleber Grübel da Silva escreveram o artigo Taim, Banhado de Vida: Ações Sustentáveis no Entorno da Estação Ecológica do Taim, RS.

Em um olhar sobre a paisagem com a construção de dados quantitativos sobre as áreas protegidas, Orlando Ferretti (este que vos escreve) pesquisou os espaços de natureza protegida no artigo baseado em sua tese,  Gestão e Vulnerabilidade das Áreas Protegidas na Ilha de Santa Catarina, Florianópolis, BrasilA pesquisadora Talita Laura Góes aprofunda a discussão levantada por Ferretti no artigo Corredores Ecológicos na Ilha de Santa Catarina, aproximando mais a escala de análise. Ainda no estado de Santa Catarina, mas na parte continental, Fabrício Basilio de Almeida busca apresentar os Aspectos Biogeográficos do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro: da Distribuição das Espécies de Aves Ameaçadas de Extinção ao Estado de Conservação de Seus Habitats.

Já o pesquisador Washington Luiz dos Santos Ferreira busca apresentar as Estratégias Alternativas para a Gestão de Unidades de Conservação: Estudo de Caso do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, RS. Tema que Júlio Cesar da Silva Stelmach e Márcia dos Santos Ramos Berreta também dialogam com o artigo A Trajetória dos Gestores Ambientais em Unidades de Conservação Estaduais. Washington Luiz dos Santos Ferreira volta a temática, mas dialogando sobre sustentabilidade e conservação da biodiversidade no texto Conflitos Socioambientais entre Áreas Protegidas e Atividade Pesqueira no “Albardão”, Extremo Sul do Brasil.

E por fim, o texto de Samir Alexandre Rocha Parque Municipal Morro do Finder, a Paisagem e suas Imbricações: um Estudo Pautado na Geografia Humanista, dialoga com a percepção da paisagem em um fragmento de habitat inserido na paisagem urbana na cidade industrial de Joinville, SC. 

Que a leitura deste livro possa ajudar a pensar novas possibilidades de áreas protegidas e na sustentabilidade de fato do ambiente, mesmo que, os tempos sejam difíceis é preciso perseverar, fazer pesquisa, atuar, ir de encontro a realidade.