Artigos para publicação em número especial de Biogeografia na Revista GEOSUL

24/03/2021 11:35

Chamada de artigos – Edição Especial – Geosul

BIOGEOGRAFIA

A Biogeografia no Brasil tem tido um aumento significativo de sua produção acadêmica, inicialmente pode-se compreender que isso ocorre devido ao trabalho na formação inicial dos cursos de graduação, como em Geografia ou Biologia e Ecologia. Contudo, também é influenciado pelo crescimento de pesquisas com produção de artigos em revistas internacionais, além de um interesse crescente em pesquisar as interações da sociedade humana sobre a biodiversidade. A produção em Programas de Pós-Graduação também é crescente, contudo, muitas vezes aparece com a denominação de Geoecologia ou Ecologia, isso se deve em parte as definições da CAPES/CNPq quanto às áreas de conhecimento.

No país não há uma revista específica de Biogeografia, são as revistas do campo da Geografia e da Ecologia que tem atraído à publicação de trabalhos de Biogeografia. Também pela interface, os trabalhos têm aparecido nas áreas de ciências da terra.

A retomada da produção de números especiais e dossiês sobre a Biogeografia é uma demonstração evidente do aumento de sua produção científica. Ao mesmo tempo é também significativo a criação da Associação Brasileira de Biogeografia (ABBIOGEO) em 2018 e a criação dos Workshops Nacionais de Biogeografia (dois já realizados 2018 e 2019).

Este dossiê da Revista Geosul busca reunir artigos de investigação na ciência Biogeográfica. Contará com artigos que tratarão das perspectivas das pesquisas da Biogeografia brasileira, e também com trabalhos de Biogeografia Histórica e Biogeografia Ecológica, e as abordagens correlacionadas. Também recebe destaque a Biogeografia e Ensino como espaço para dialogar sobre a formação no campo de pesquisa. O escopo amplo da ciência Biogeografia remete a busca de sínteses do que vem sendo produzido, também a caminhos não trilhados, mas em traçado.

PRAZOS PARA SUBMISSÃO: A submissão de trabalho começa no dia 03 de maio, encerrando-se no dia 27 de setembro. A montagem da revista deverá ocorrer no mês de outubro com lançamento previsto para o mês de novembro de 2021. As submissões deverão ocorrer no site da revista: https://periodicos.ufsc.br/index.php/geosul/index

Os artigos deverão ser enviados no idioma: português ou espanhol. Se aceito para publicação se pedirá também uma cópia em inglês!

Para dúvidas entrar em contato pelo email: geosul@cfh.ufsc.br