Resultados da Expedição Urubu em Florianópolis.

17/04/2019 16:52

Aconteceu entre os dias 1º e 5 de abril de 2019 a Expedição Urubu na Estrada em Florianópolis, que contou com diversas atividades.

No primeiro dia de Expedição o professor Alex Bager, do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas, conduziu uma palestra e um mini-curso na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em que foram abordadas a temática sobre atropelamento de fauna silvestre e os possíveis impactos para a biodiversidade brasileira, pois se estima que o número de animais atropelados chega a 475 milhões. Para isso, foi apresentado no mini-curso um protocolo para monitoramento de animais silvestres atropelados, além da metodologia adotada nas pesquisas conduzidas pelo professor Alex Bager.

Palestra e minicurso da segunda-feira dia 01 de abril no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC.

Foto: OBSERVA.

Nos demais dias, foram realizadas visitas técnicas em quatro unidades de conservação (UCs) localizadas em Florianópolis, a Estação Ecológica de Carijós, o Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri, a Reserva Extrativista Marinha do Pirajubaé, e o Parque Estadual do Rio Vermelho onde os gestores, conselheiros e pesquisadores do Observatório de Áreas Protegidas da UFSC puderam avaliar as estradas e vias dentro e no entorno das UCs. Em especial para verificar áreas específicas onde há o atropelamento da fauna, observar possíveis áreas de passagens já existentes, bem como medidas mitigadoras possíveis para evitar a problemática. Além disso, os gestores das UCs puderam verificar em campo a possibilidade de utilização de protocolo para registro dos atropelamentos, bem como utilizar o aplicativo “Urubu”, que é uma ferramenta gratuita para registro de fauna atropelada.

Trabalho de campo da expedição na Estação Ecológica de Carijós na terça-feira dia 02 de abril.

Imagem: ICMBio, CR9.

Trabalho de campo da expedição em via pública no sul da Ilha de SC, nas proximidades da Escola Municipal Dilma Lúcia dos Santos, na Armação,  na quarta-feira dia 03 de abril, nos limites do Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri. A via é o divisor com o Parque Natural Municipal da Lagoinha do Leste.

Imagem: OBSERVA.

Trabalho de campo da expedição em via pública no leste da Ilha, em via que corta o Parque Estadual do Rio Vermelho, na sexta-feira dia 05 de abril, A via possui passagem para água que pode ser utilizada pela fauna.

Imagem: OBSERVA.

Equipe em Trabalho de campo da expedição em via pública no sul da Ilha de SC, na rodovia que divide parte da área do Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri (na restinga) .

Imagem: OBSERVA.

Conversas do pesquisador Barger durante trabalho de campo da expedição em via pública no leste da Ilha, em via dentro do Parque Estadual do Rio Vermelho na sexta-feira dia 05 de abril.

Imagem: OBSERVA.

A Expedição Urubu na Estrada também trouxe para a UFSC uma mostra itinerante sobre o atropelamento de fauna, em que membros da comunidade universitária puderam conhecer sobre o trabalho realizado pela Expedição.

Como resultados da semana, destaca-se a formação de um Grupo de Trabalho (GT) composto por membros do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Fundação Municipal de Meio Ambiente de Florianópolis (FLORAM) e Observatório de Áreas Protegidas da UFSC, que fará reuniões regulares para discutir medidas de proteção a fauna a partir dos protocolos indicados pela Expedição Urubu. O objetivo principal do GT será ter critérios únicos nos levantamentos sobre atropelamento de fauna nas estradas em Florianópolis. Serão convidadas outras entidades a partir das discussões do segundo encontro em maio de 2019, ainda sem data marcada.